Automação laboratorial

A segurança do QR Code nos laudos laboratoriais

Certamente você já ouviu falar sobre o QR Code e, dificilmente já não deve ter feito uso dele. O que talvez você não saiba é que ele também pode ter utilidade na segurança de laudos laboratoriais. Nesse post você entenderá melhor o que é esse código e como funciona!


Compartilhe

A segurança do QR Code nos laudos laboratoriais

A personalização dos laudos agrega inúmeras vantagens, e uma delas tem a ver com o fator segurança do QR Code nos laudos, tão importante quanto fornecer os serviços é garantir a segurança nas informações dos resultados deles.

Sabendo disso, vale ressaltar que os laudos personalizados possibilitam inserir a segurança do QR Code nos laudos, funcionalidade capaz de validar as informações do exame e, assim, assegurar os dados, gerando maior proteção para o resultado, uma vez que, o QR Code é uma confirmação de que não houve adulteração ou fraude nas informações.

O que são códigos QR e como funcionam?

QR ou "Quick Response", significa "resposta rápida".

Certamente você já deve ter visto em algum lugar e, dificilmente já não deve ter feito uso dele, o que talvez você não saiba é que ele também pode ter utilidade na segurança de laudos laboratoriais.

O QR Code é uma versão do código de barras, que nos últimos anos se popularizou bastante em setores econômicos e sociais. Na maioria das vezes, utilizado para pagamentos ou redirecionamento de páginas web. Basicamente, consiste em um gráfico 2D que pode ser lido pela maioria dos celulares existentes. Embora a explicação seja simples, são capazes de armazenar dados.

Durante e após a pandemia, o QR Code facilitou a validação dos laudos nos testes de Covid-19, apesar de não haver uma lei oficial que tornava isso obrigatório. Devido a essa praticidade do QR Code, ele foi adotado pelos mais diferentes segmentos, do mesmo modo que no mercado da saúde.

Nos laboratórios, essa tecnologia pode ser aplicada nos laudos médicos, com algumas vantagens:

  1. Contém mais informações do que um código de barras: pode conter muitas informações e em diversos tipos (como palavras e caracteres);
  2. Menos erros: incorpora mais segurança contra falhas;
  3. Fácil leitura: podem ser lidos facilmente por qualquer smartphone e câmeras digitais;
  4. Mais seguro: oferece um nível extra de proteção.

Além de ser uma alternativa rápida, é um meio que garante a segurança do resultado, visto que por meio do QR Code em exames é reduzido o risco de fraudes e garante a veracidade do laudo médico. Esse processo é importante tanto pela responsabilidade do laboratório com os pacientes quanto com os procedimentos internos do estabelecimento.

Qual laboratório não gostaria de garantir mais segurança, credibilidade e transparência?

Para saber mais sobre a segurança do QR Code nos laudos, nós te convidamos a clicar no banner abaixo.

E-book gratuito

Laudos Diferenciados: Como Destacar o Seu Laboratório dos Concorrentes

Baixe o e-book gratuito e Aprenda de forma simples e prática como fortalecer a lembrança da sua marca e fidelizar pacientes.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Digite o nome da empresa.
Selecione um dos segmentos disponíveis.
Selecione um dos cargos disponíveis.
Ao clicar no botão abaixo, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.