Automação laboratorial

Interfaceamento Laboratorial: benefícios da automação de processos

Você já é familiarizado com o termo interfaceamento laboratorial? Te convido a acessar esse post para entender melhor o que é e como funciona.


Compartilhe

Interfaceamento Laboratorial: benefícios da automação de processos

Ainda é muito comum alguns laboratórios contarem com processos totalmente manuais, infelizmente, uma consequência dessa forma de gerenciamento é que ela exige mais tempo dos profissionais, tornando as atividades mais suscetíveis a erros e até mesmo demanda mais colaboradores no manuseio e na verificação dos dados, é na intenção de mudar esse cenário que o interfaceamento surge como uma solução para facilitar e dinamizar esses processos.

Embora o termo interfaceamento laboratorial passe a impressão de algo complicado, ele nada mais é do que uma solução que impacta diretamente o cenário laboratorial com economia de tempo, redução de custos, aumento na produtividade da equipe e mais segurança nas informações, além de tornar o laboratório mais competitivo frente à concorrência.

Como interfaceamento não é uma palavra muito comum, podem surgir algumas questões sobre o seu significado, por isso, é importante saber que a palavra interfaceamento tem a ver com o nome dado para o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes distintas e que não podem se conectar diretamente.

De forma mais direta e explicativa, isso significa que, ele permite a comunicação entre as máquinas do laboratório e o sistema de gestão laboratorial, possibilitando assim, que as informações coletadas e geradas sejam automaticamente enviadas ao sistema laboratorial e acessadas pelos colaboradores do laboratório. Baseado nesses esclarecimentos, é possível dizer que os processos de análises se tornam mais rápidos, seguros e precisos.

Apesar do interfaceamento laboratorial ser uma tecnologia otimizadora, por si só não é capaz de automatizar os processos, isso porque é preciso contar com softwares especializados, que são as ferramentas inteligentes capazes de contribuir com a automatização dos processos e otimizar a comunicação interna.

Como o interfaceamento acontece?

De forma mais resumida, é necessário estabelecer uma conexão entre máquina e computador, essa conexão pode ser feita via cabo serial, via rede, via arquivos, via banco de dados ou via USB, dependendo da máquina.

Logo após a configuração ser devidamente implementada e configurada, o equipamento passará a conversar diretamente com o software, enviando os resultados dos exames sem a necessidade de digitação dos resultados.

Portanto, o interfaceamento laboratorial é uma excelente solução na substituição dos processos manuais, além de não ser favorável apenas para o laboratório, mas também para os pacientes, entregando uma experiência clínica mais ágil e segura.

Sendo assim, quanto mais velocidade e segurança nos processos laboratoriais, mais credibilidade a instituição vai adquirindo e mais competitivo o seu laboratório vai se tornando no mercado.

Quer saber mais sobre essa solução? É só acessar o banner abaixo:

Sistema de Gestão para Laboratório de Análises Clínicas

Tudo o que o seu laboratório precisa em um único sistema

Saiba mais

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.