Planejamento

Como lidar com os desafios da rotina laboratorial?

A rotina do laboratório pode ser estressante e desgastante, por isso separamos algumas dicas para ajudar a torná-la mais eficiente.


Isabelli Raiacovitch

Compartilhe

Como lidar com os desafios da rotina laboratorial?

Os processos da rotina laboratorial podem ser bastante complexos, pois não se resumem apenas à coleta e ao diagnóstico de exames, na realidade, envolvem atividades que exigem bastante responsabilidade, como atendimento aos pacientes, controle das demandas e a gestão administrativa.

No meio de tantas tarefas, percebemos que ainda existem desafios que os gestores não sabem como resolver, afinal, dentro de cada atividade é necessária uma habilidade e muita atenção, já que estamos falando do cuidado com a  saúde dos pacientes.

Por isso, selecionamos algumas dicas que certamente vão te ajudar a lidar com os desafios da rotina laboratorial.

Invista em treinamento 🧠

É fundamental que a equipe esteja bem alinhada com as regras de negócio, isso garante resultados concretos, além de melhorar a produtividade, evita possíveis confusões e desentendimentos entre os funcionários.

Sendo assim, é essencial investir em treinamentos para capacitar a equipe! Sendo assim, é interessante atentar-se a datas de cursos e eventos do segmento, para que seus colaboradores possam participar e adquirir bagagem técnica, além do conhecimento do dia a dia. 

Automatize os processos 👩‍💻👨‍💻

Considere o investimento em um sistema de gestão! Essa é uma excelente opção para quem deseja manter as demandas do laboratório sob controle.  

Um sistema é capaz de auxiliar na organização dos processos, no rastreamento das tarefas, no armazenamento e consulta de dados. Mais do que isso, ele colabora para ajudar a administrar o laboratório, modernizar os recursos, reduzir falhas humanas, resultando assim na economia de tempo e dinheiro.

Dessa forma, facilita a execução dessas tarefas e a administração dos processos.

Desenvolva a comunicação interna 🤝

Garantir uma comunicação clara e objetiva aos colaboradores é fundamental para fortalecer as relações e aprimorar a qualidade da rotina laboratorial. 

Por isso, é importante atentar-se a comunicação interna e a organização de atividades que promovam o engajamento da equipe, dessa forma, todos podem trabalhar de maneira mais colaborativa, sem ruídos de comunicação ou com falhas nas etapas dos processos.

Atente-se ao seu público 📊

Disponibilizar diversos serviços em seu laboratório é um diferencial, mas de nada adianta se a qualidade do mesmo não coincidir com o que os seus pacientes buscam. 

É essencial conhecer o que seu público busca, ter essas informações bem definidas, ajudará na produtividade, na contratação de novos funcionários e no faturamento do seu laboratório. 

Um site é uma excelente ferramenta para ampliar a visibilidade do seu laboratório e ainda receber um feedback de clientes. 

Esperamos que você considere implantar essas dicas em seu laboratório, em pouco tempo, você verá a diferença que essas pequenas ações vão proporcionar para a sua rotina. 

Além disso, não esqueça de considerar o uso de um sistema de gestão, ele será capaz de facilitar o trabalho e evitar falhas humanas.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do universo laboratorial!

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.