Não é difícil perceber que assim como todo negócio, os laboratórios de análises clínicas também necessitam de uma boa administração e uma gestão competente, certo?
É nesse cenário que entra o planejamento estratégico! Em forma geral, ele nada nada mais é que o ato de analisar a situação atual de uma empresa e traçar objetivos para o futuro, essa é uma etapa fundamental na organização e estabelecimento de objetivos e metas. Contudo, mesmo parecendo algo simples é importante entender que o planejamento completo exige elaboração da uma sequência de ações e claro, o monitoramento dessas ações.
Um planejamento estratégico exige dedicação e foco por parte dos responsáveis e também do time, ainda mais porque esse planejamento precisa ser revisto e monitorado ao longo das semanas, meses e anos.
Monitorar os objetivos e resultados do laboratório é crucial, devido a rapidez com que o mercado evolui e as tecnologias avançam. Diante disso, deixar o planejamento estratégico congelado ou esquecido é um risco que seu laboratório não precisa correr.
Como saber, então, se o caminho certo está sendo percorrido durante a execução do plano? Como monitorar os objetivos e resultados do laboratório?
Existem muitas formas de acompanhar e monitorar as metas, a mais simples e que pode ser praticada por todos os setores cotidianamente, é: a realização de reuniões diárias, que servem para atualizar a equipe e os líderes sobre o progresso das atividades.
Geralmente, essas reuniões podem ser conduzidas por 3 perguntas:
- O que eu fiz ontem?
- O que eu pretendo fazer hoje?
- Existe algo que dificulta a realização das tarefas pendentes?
Esse é um momento onde todos podem falar e contribuir compartilhando suas tarefas e sequência das atividades. E, pelo menos uma vez ao mês, é importante que se faça uma retrospectiva geral, para demonstrar e analisar o que está acontecendo, os ajustes que precisam ser feitos para aprimorar os resultados e até mesmo redefinir objetivos e adotar outras estratégias caso seja necessário.
Existem, ainda, outras formas de medir o desempenho, ou seja, de monitorar os objetivos e resultados do laboratório, talvez a mais utilizada e completa delas, seja: a avaliação de KPI (do inglês, Key Performance Indicators), são os indicadores-chave de desempenho, uma forma de quantificar e medir a eficiência e eficácia da performance das empresas.
Os KPIs são indicadores que auxiliarão o seu laboratório a medir o nível de sucesso dos processos e resultados, podendo ainda identificar quais pontos precisam de ajustes.
Se você ainda não conhece esses indicadores de desempenho, é hora de conhecer e aprender como utilizá-los para monitorar os objetivos e resultados do laboratório.
👉 Indicadores de produto
Avalie se os produtos respondem às necessidades e às exigências dos clientes do seu laboratório.
Indicadores de processo
São úteis na hora de avaliar os processos mais importantes do laboratório, como projetos, execução, compra e planejamento atendem às exigências dos clientes.
👉Indicadores operacionais
De acordo com as metas, defina a coerência com esses mesmos aspectos relacionados à empresa como um todo.
Indicadores de produtividade
Esses indicadores apresentam como está o nível de produtividade do laboratório.
Por meio dele, analise os recursos disponibilizados para as atividades e os prazos de entrega.
👉 Indicadores de qualidade
Cheque a eficácia do laboratório em atender às necessidades do cliente.
Trata-se da relação entre a quantidade e a qualidade, ajudando a compreender possíveis faltas.
👉 Indicadores de capacidade
Identifique a capacidade de resposta dos processos. Em outras palavras, meça a relação entre a capacidade produtiva e o tempo necessário para executar as tarefas necessárias.
👉 Indicadores de lucratividade
Esse KPI é essencial para compreender e visualizar se o retorno obtido pelo laboratório é positivo ou não, trazendo clareza sobre a necessidade ou não, de modificar processos ou cortar gastos.
👉 Indicadores de rentabilidade
É preciso saber se o negócio está sendo rentável, ou seja, se tem um bom retorno sobre o investimento. Com ele, o gestor do laboratório entenderá se o investimento em determinado aspecto realmente vale a pena.
👉 Indicadores de competitividade
Avalie o posicionamento da empresa no mercado em relação a concorrência, e estabeleça diferenciais para atrair e fidelizar clientes.
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