Automação laboratorial

Gerencie a soroteca do seu laboratório com um sistema de gestão

Organizar uma soroteca é fundamental para garantir a eficiência dos processos, facilitar o resgate das amostras e promover a segurança dos dados do paciente.


Raissa Silva

Compartilhe

Gerencie a soroteca do seu laboratório com um sistema de gestão

A qualidade e efetividade de um laboratório dependem também da organização do estabelecimento, inclusive da organização das amostras e dos materiais utilizados. A soroteca faz parte dessa organização, uma vez que é utilizada para ordenar e armazenar amostras.

O que é soroteca?

De forma objetiva, a soroteca é uma forma de organização das amostras dos materiais dos pacientes de um laboratório, como sangue, urina e fezes. Quando um paciente realiza qualquer tipo de exame de coleta, as amostras são enviadas para análises e resultados. Entretanto, ao término de todo o procedimento, alguns materiais precisam ser armazenados para confirmação ou futuros exames, o que forma um tipo de acervo com prazo de validade.

A soroteca auxilia no armazenamento da amostra, de modo que, caso exista a necessidade de refazer o exame, a amostra pode ser usada da soroteca, evitando que o paciente precise refazer o procedimento. Além disso, proporciona mais rapidez nos processos, evitando novos gastos e dando mais credibilidade às unidades laboratoriais que fazem uso desse tipo de armazenamento.

Mas, como administrar a soroteca?

Alguns laboratórios ainda insistem em gerenciar a soroteca de forma manual e sem nenhuma categorização. Contudo, além de dificultar o trabalho dos profissionais, pode causar perda ou dificultar o acesso às amostras, gerando uma série de complicações tanto para o paciente quanto para o próprio laboratório.
 
Para que essas complicações sejam evitadas, é imprescindível que a soroteca esteja sempre organizada e atualizada, de forma que seja fácil localizar as amostras armazenadas e identificar o tempo certo para descartes das que já não são mais necessárias. Por isso, é importante que o laboratório conte com um sistema que auxilie na organização das amostras.

Os laboratórios que fazem uso de um sistema de gestão já conseguem automatizar o controle das amostras da soroteca via software e ainda podem usufruir de mais funcionalidades da automatização, como:

Armazenamento e controle de temperaturas: o armazenamento é feito por galeria (geladeiras, racks e estantes). Dispensando o uso de formulários, os tubos podem ser organizados e identificados de forma clara e facilitada por cor, formato ou código de barras, contendo os dados do paciente.  

Controle de descartes: o sistema consegue rastrear e informar quais amostras já não são mais adequadas e quando precisam ser descartadas.

Solicitação e retirada de tubos: as pesquisas e solicitações são bem mais rápidas. Basta informar os dados do paciente, que o sistema localiza na geladeira, o rack e o número do posicionamento em que a amostra está armazenada.

O bom gerenciamento da soroteca evita transtornos, pois facilita a jornada do paciente e dispensa a presença dele caso seja necessário colher novamente o material para repetir o exame.

O Sistema Jalis auxilia no gerenciamento da soroteca de forma simplificada e eficiente, sem custos a mais para o seu laboratório.

Quer conhecer mais sobre o sistema que automatiza e otimiza os processos de armazenamento do seu laboratório? Clique no botão abaixo e tire suas dúvidas!

Sistema de Gestão para Laboratório de Análises Clínicas

Tudo o que o seu laboratório precisa em um único sistema

Saiba mais

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.