Automação laboratorial

3 dicas para reduzir o retrabalho com recoleta em seu laboratório

Separamos 3 dicas para te ajudar a reduzir o retrabalho com recoleta em seu laboratório. E assim, aperfeiçoar os serviços oferecidos em seu laboratório.


Isabelli Raiacovitch

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3 dicas para reduzir o retrabalho com recoleta em seu laboratório

É essencial oferecer um serviço de excelência em um laboratório de análises clínicas, uma vez que a grande maioria das pessoas que estão nesse ambiente, encontram-se vulneráveis.

recoleta é uma situação que pode ocorrer em todos os laboratórios, mas deve ser evitada ao máximo, pois contribui negativamente para a experiência do paciente e pode arranhar a imagem do laboratório. Afinal, muitas das vezes, solicitar uma nova amostra pode comprometer a credibilidade do laboratório perante ao público.

Além disso, uma recoleta implica em custos adicionais não planejados, tanto para o laboratório, quanto para o paciente, que terá que se deslocar novamente até o laboratório para realizar o procedimento.

1. Não normalize a recoleta

Para evitar que esse transtorno aconteça é necessário documentar todos os processos do laboratório, desde a coleta até o descarte de materiais, para que os colaboradores consigam realizar todas as etapas, sem esquecer ou pular nenhuma parte.

Para ajudá-lo, reunimos algumas dicas que podem reduzir o impacto negativo da recoleta e evitar o retrabalho em seu laboratório.

Essa organização faz com que os erros sejam menos recorrentes, evitando uma normalização das falhas. Uma boa notícia, é que muitos softwares possuem funcionalidades que auxiliam neste controle, o que já contribui muito para a diminuição dos casos de recoleta.

2. Informe apenas o necessário

Os casos mais comuns de pedido de recoleta são:

👉 Coleta de tubo errado;

👉 Perda do material devido a quebra ou extravio;

👉 Hemólise;

👉 Razão inadequada de sangue/anticoagulante.

No entanto, o paciente não precisa ser informado em detalhes sobre o problema ocorrido e o que gerou a necessidade de uma nova amostra. O mais indicado nesses casos, é que os laboratórios utilizem de uma justificativa mais técnica, como: “Ocorreu uma inconsistência na amostra e será necessário realizar a recoleta”.

Alguns sistemas oferecem a possibilidade de configurar uma mensagem padrão para atender a esses casos, que pode ser enviada por e-mail ou mensagem de texto (sms) de forma automática. Geralmente, essa mensagem pode ser personalizada pelo laboratório, com sua identidade.

3. Como melhorar a experiência

Como comentamos, a recoleta ocorre em todos os laboratórios e deve ser evitada ao máximo, mas caso essa situação esteja ocorrendo muito em sua empresa, você pode adotar algumas medidas:

👉 Aplicar treinamento específico para a equipe;

👉 Realizar reuniões semanais de alinhamento de procedimentos;

👉 Implementar algumas mudanças operacionais, como a implementação de um sistema ou até a troca de seu sistema atual.

Esperamos que este conteúdo tenha contribuído de alguma forma para otimizar os processos e a gestão do seu laboratório. Nosso objetivo é que você alcance níveis ainda maiores de excelência!
 

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