Planejamento

Tudo o que você precisa saber antes de abrir um laboratório

Para que você tenha sucesso ao abrir o seu negócio, é fundamental realizar uma análise de mercado antes, por isso, preparamos esse conteúdo.


Giovanna Bispo

Compartilhe

Tudo o que você precisa saber antes de abrir um laboratório

Antes de pensar em abrir uma empresa, é essencial realizar uma análise de mercado, afinal, iniciar um negócio sem executar esse estudo pode trazer diversos riscos ao seu empreendimento.

Mas afinal, o que significa análise de mercado?

A análise de mercado pode ser definida como uma pesquisa que busca compreender o comportamento dos consumidores deste setor, visando levantar dados e informações sobre o segmento no qual um negócio pretende estar ou já está inserido.

Por meio desta análise, é possível entender quais as necessidades do seu público, estudar os seus principais concorrentes e encontrar os melhores fornecedores. Sendo assim, se você quer montar um laboratório de análises clínicas, essa etapa é fundamental para que você consiga construir um negócio de sucesso.

Além disso, existe uma tendência importante que você precisa compreender sobre o mercado de saúde, as pessoas estão focando cada vez mais na prevenção e diagnóstico de possíveis doenças, o que possibilita diagnósticos precoces e uma sociedade mais saudável.

Dessa forma, entendemos que a chave para ter um laboratório bem-sucedido, é tirar o foco da doença e colocá-lo na saúde, oferecendo aos seus pacientes os cuidados necessários, diagnósticos precisos e todas as informações necessárias para que ele tenha uma saúde de qualidade.

Compreendendo isso, você conseguirá elaborar estratégias importantes para o seu laboratório.

Como fazer a análise de mercado?

Conheça bem o setor

Você precisa estudar o setor de análises clínicas por completo, compreendendo como está esse mercado em sua região e quem é o público que costuma consumir esse tipo de serviço.

Sem uma boa análise de mercado, dificilmente você conseguirá entregar o que os seus pacientes precisam, e facilmente ficará para trás de seus concorrentes.

Segue alguns pontos que julgamos importantes para você focar na hora de realizar essa análise:

👉 Tamanho do mercado;
👉 Tendências de crescimento; 
👉 Público-alvo;
👉 Cenário competitivo;
👉 Fatores econômicos, tecnológicos e culturais;

Antes de iniciar qualquer negócio, é muito importante que você faça um estudo sobre a concorrência e os fornecedores. Com essa análise, você conseguirá identificar o que os seus concorrentes estão fazendo, e assim compreender como você pode oferecer os seus serviços para se diferenciar no mercado.

Em relação aos fornecedores, a análise deve levar em conta tudo o que pode impactar na produção do negócio, como, preço, prazo, negociação. Empresas bem sucedidas contam com bons fornecedores, portanto, é fundamental que você leve isso em consideração na hora de escolher os seus.

Avalie as projeções do mercado

Outro ponto importante da análise de mercado, é a avaliação econômica do mercado de atuação da empresa, no caso dos laboratórios é o mercado da saúde, por meio dessa avaliação é possível ter uma perspectiva de estabilidade financeira para o seu empreendimento.
Essa análise de projeções permite que você obtenha um planejamento financeiro e assim, se organize para os determinados períodos do ano, evitando que imprevistos ocorram.

Conheça o seu público-alvo

Por fim, uma etapa essencial da análise de mercado é o estudo do público-alvo, por meio dessas informações, é possível conhecer as necessidades e dores do seu público. 
Essa análise deve ser bem criteriosa, ela é fundamental para conhecer melhor os seus clientes e o que eles buscam, dessa maneira, esses dados irão te ajudar a aperfeiçoar os serviços que você busca oferecer em seu laboratório, facilitando o entendimento das expectativas dos seus pacientes e contribuindo para a fidelização dos mesmos.

Qual ferramenta utilizar para realizar a análise de mercado?

A ferramenta que costuma ser mais utilizada para realizar a análise de mercado, é a matriz SWOT, também chamada de análise SWOT.

O que é a Análise SWOT?

Uma maneira simples de compreender o cenário atual e realizar essa análise de mercado, é considerar uma análise mercadológica bem-sucedida. Existe uma técnica de planejamento estratégico, que pode auxiliar você nesse processo, que é a análise  SWOT, ou seja:

👉 Analisar os pontos fortes e pontos fracos (Strengths e Weaknesses);
👉 Analisar as oportunidades e ameaças (Opportunities e Threats).

Strengths(forças)

Aqui deve constar as vantagens que o seu negócio possui em relação aos concorrentes ou ao mesmo segmento de mercado. 

Exemplo: Exclusividade em produtos.

Weakenesses(fraquezas)

Aqui você deve destacar os pontos negativos relativos ao quadrante anterior, ou seja, é preciso entender quais e quantos problemas que sua empresa tem em relação à concorrência. 

Exemplo: Preço alto.

Opportunities(oportunidades)

Aqui deve constar os fatores externos que influenciam positivamente o seu negócio. 

Exemplo: Profissionais capacitados terceirizados.

Threats(ameaças)

Aqui estarão os fatores externos que comprometem o crescimento do seu negócio. É importante analisar o cenário econômico, a fim de prevenir situações futuras criando modos para aproveitar as oportunidades e reduzir riscos e perdas. 

Exemplo: Concorrência.

É muito importante que essa análise seja feita com toda a equipe que está abrindo o laboratório, uma vez que, diferentes opiniões auxiliam na elaboração de um planejamento ainda mais completo e eficiente.

Portanto, essas foram as nossas dicas para te auxiliar a ter sucesso na abertura do seu laboratório, temos certeza que elas vão contribuir para que você consiga levar esse projeto adiante.

Além disso, se você se interessou por esse conteúdo, nós também preparamos um material completo, com todas as informações que você precisa para entender como montar um laboratório de análises clínicas.

Para ter acesso a esse material, é só baixar o nosso ebook gratuito!
 

E-book gratuito

Como Montar um Laboratório de Análises Clínicas

Baixe o e-book gratuito e descubra quais são os primeiros passos para você começar com o pé-direito a ter um negócio bem-sucedido.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Digite o nome da empresa.
Selecione um dos segmentos disponíveis.
Selecione um dos cargos disponíveis.
Ao clicar no botão abaixo, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.