Marketing Laboratorial

Porque o seu laboratório deve criar um perfil no TikTok

Para conseguir ter um perfil atrativo no TikTok, é necessário seguir algumas boas práticas que vão ajudar a destacar o seu laboratório. Confira nossas dicas!


Giovanna Bispo

Compartilhe

Porque o seu laboratório deve criar um perfil no TikTok

O mercado da saúde tem crescido muito nos últimos anos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, entre 2019 e 2022, o número de healthtechs cresceu 16% no país.

Sendo assim, esse setor está cada vez mais competitivo, por isso, os laboratórios que querem se destacar precisam buscar novas ferramentas. Investir nas redes sociais, por exemplo, é uma boa forma de divulgar o laboratório e fortalecer o relacionamento com os pacientes.

Pensando nisso, viemos falar sobre um aplicativo que virou febre principalmente durante a pandemia em 2020, o TikTok. 

Essa rede se popularizou principalmente entre os mais jovens, sendo uma excelente oportunidade para as empresas que desejam expandir o seu público. A plataforma foi lançada em 2017 e já entrou para a lista de aplicativos mais baixados do mundo.

Além disso, para você conseguir gerar um bom engajamento, é necessário pensar em conteúdos originais. Afinal, com a popularização da internet, o público está consumindo cada vez mais, gerando uma grande variedade de informações diariamente, sendo assim, conteúdos repetitivos dificilmente despertam interesse dos usuários e assim, acabam afastando os seguidores.

No entanto, sabemos que não é tão fácil começar a criar conteúdo, por isso, você pode começar pesquisando músicas populares ou áudios virais e analisar como incorporar o seu seguimento nesses conteúdos.

A elaboração desses materiais dependerá da criatividade de sua equipe, mesmo que o TikTok contenha elementos similares aos das outras redes, é necessário realizar uma reunião de planejamento para pensar nos temas e ações ideais. 

Criamos um E-book completo com as principais datas da área saúde de 2023, esse material pode te ajudar a planejar seus conteúdos, é só clicar aqui para baixar. 

Para ajudar nesse exercício, separamos alguns exemplos de conteúdo que você pode considerar usar no TikTok:
 

  • Como é a rotina do seu laboratório;
  • Quais os exames que vocês mais atendem;
  • Divulgação dos seus serviços;
  • Dicas de preparação para o exame;
  • Escolha threads que estão bombando do seguimento; 

    Dica: Se você pesquisar por #laboratório no Tik Tok, diversos conteúdos de inspiração vão aparecer, use essa estratégia. 

Cuide do seu perfil

À medida que você atrai mais visitantes e seguidores para a sua conta, é essencial pensar em manter o interesse dessas pessoas. Assim como nas outras redes, se ao entrarem na sua página o usuário encontrar as informações desorganizadas ou não achar nada que mantenha a atenção, dificilmente esses visitantes permanecerão em sua página.

Organizando as informações: 
 

  • Recomendamos que você use o mesmo nome de usuário em todas as contas, para que facilite a busca dos usuários;
  • Defina uma foto de perfil que esteja de acordo com a identidade do seu laboratório e padronize esse uso nas redes; 
  • Mantenha uma identidade na comunicação tanto nessa rede como nas outras, o que reforça sua relevância.

    Importante: O tamanho padrão dos vídeos é de 1080 x 1920 pixels; proporção 9:16. Área de segurança para vídeo: 390 pixels na parte inferior e 250 pixels na parte superior. 

Monitore sua estratégia

O monitoramento das estratégias é fundamental para o sucesso do seu laboratório. 

Por isso, fique atento às métricas relacionadas ao acompanhamento da sua audiência e às performances de suas publicações, essa análise vai trazer insights valiosos para suas produções. Seguindo essas métricas você pode decidir os próximos passos para aperfeiçoar a sua abordagem cada vez mais.

Com o tempo, você entenderá cada vez mais as preferências do seu público e esse processo ficará mais natural. No entanto, é preciso estar sempre atento, afinal, as características da audiência podem mudar assim como as preferências. Por isso, esse monitoramento deve ser feito continuamente. 

Sendo assim, essas foram algumas das nossas dicas para te ajudar a criar conteúdos interessantes para divulgar o seu laboratório no TikTok, agora é o momento de usar a sua criatividade! Essa rede está em constante evolução, possibilitando que você conquiste ainda mais pacientes.

E-book gratuito

TikTok para Laboratórios: Como Usar o TikTok Para Se Aproximar dos Seus Pacientes

Baixe o e-book gratuito e porque vale a pena apostar nessa rede.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Digite o nome da empresa.
Selecione um dos segmentos disponíveis.
Selecione um dos cargos disponíveis.
Ao clicar no botão abaixo, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.