Marketing Laboratorial

Passo a passo para o seu laboratório começar no Youtube

Talvez você imagine que usar o Youtube em suas estratégias de marketing é difícil, mas esse post vai te mostrar o contrário.


Giovanna Bispo

Compartilhe

Passo a passo para o seu laboratório começar no Youtube

O Youtube é uma rede social exclusivamente de vídeos, com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos assistidos diariamente.

Por meio dessa plataforma, é possível criar os mais diversos conteúdos, inclusive, o próprio Youtube segmenta os vídeos por categorias e tags, essa foi uma forma que eles encontraram para segmentar a infinidade de materiais produzidos diariamente. 

Devido ao potencial da rede, as empresas estão investindo cada vez mais na produção de conteúdos em vídeo, afinal, é comprovado que o Youtube ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes, além de alcançar um público que não conhece a marca. 

Sendo assim, criar um canal para o seu laboratório é uma ótima forma de conquistar mais pacientes, uma vez que é possível elaborar conteúdos de uma maneira mais despretensiosa, além claro, de facilitar a explicação de conteúdos extensos e mais completos. 

Investir nesta rede, é uma excelente forma de nutrir seus potenciais clientes com conteúdo de valor, até que a sua audiência esteja interessada em conhecer mais sobre os seus serviços.

Como criar um canal e publicar vídeos

Para conseguir publicar vídeos no Youtube, é necessário que você crie um canal. Confira o passo a passo que o Google disponibilizou sobre como criá-lo: https://support.google.com/youtube/answer/1646861?hl=pt-BR

Além de criar um canal e elaborar conteúdos de valor, é importante investir em equipamentos. Separamos algumas dicas para ajudar você nisso, confira.

Câmera

Dificilmente alguém ficará interessado pelos seus vídeos se eles estiverem em baixa qualidade. Portanto, não acreditamos ser uma boa opção gravar com webcams e câmeras de baixa resolução. 

Se você não for investir em grandes produções no momento, uma excelente opção são os aparelhos celulares, que atualmente já gravam em boas condições, filmando em HD ou Full HD. Também existem câmeras semi profissionais que são mais acessíveis e fáceis de operar. 

Iluminação e cenário

Outro fator extremamente importante é a iluminação, afinal, não é qualquer luz que serve para gravação. Tenha cuidado para que o vídeo não fique esbranquiçado ou com muitos contrastes, por isso, é necessário fazer testes para verificar a luz na hora de gravar.

É necessário procurar por modelos acessíveis de iluminadores e lamparinas que ajudem a ter uma boa luz na gravação, caso você não tenha como investir em iluminação no momento, recomendamos gravar com a luz do dia. 

Áudio

Antes de iniciar as gravações, teste o áudio, verifique se a câmera está realmente captando os sons e se não possui ruídos no ambiente. Algumas diferenças no som, podem ser resolvidas na hora da edição, no entanto, se você conseguir evitar ruídos ou problemas na hora da gravação é melhor.

É importante ressaltar que ao publicar um vídeo com o som incompreensível, ele rapidamente será abandonado pelo usuário, se você não quer que isso aconteça com os seus vídeos, é necessário ter atenção aos detalhes.

Edição 

A edição é um outro ponto de extrema importância nos vídeos, se o conteúdo for muito monótono ou extenso, dificilmente o espectador ficará até o final do vídeo.

Por isso, recomendamos que você tente gravar os vídeos com a duração de 2 a 5 minutos, e no máximo 10 minutos. 

Dependendo do conteúdo, é possível acrescentar uma trilha sonora de fundo ou acrescentar imagens que façam sentido com o que está sendo abordado, dessa forma, o vídeo ficará mais dinâmico e menos cansativo para o espectador.

Sendo assim, essas são algumas informações básicas que você deve levar em consideração se deseja começar a investir no Youtube. Além disso, como já comentamos, essa é uma excelente plataforma para investir em anúncios e conteúdos de valor sobre os seus serviços, portanto, agora que você já entendeu como ela funciona, é só começar a usá-la.
 

E-book gratuito

Youtube para Laboratórios: Como Fidelizar Pacientes Usando o Youtube

Baixe o e-book gratuito e aprenda de forma simples como é possível conquistar e fidelizar pacientes usando o Youtube!

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Digite o nome da empresa.
Selecione um dos segmentos disponíveis.
Selecione um dos cargos disponíveis.
Ao clicar no botão abaixo, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.