Marketing Laboratorial

Como anunciar o seu laboratório no Youtube

Você deseja expandir as formas de divulgar o seu laboratório? Então você tem que conhecer o Youtube Ads!


Giovanna Bispo

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Como anunciar o seu laboratório no Youtube

O conteúdo audiovisual é um formato que performa muito bem entre o público, por isso, o marketing no Youtube tem um papel fundamental nas estratégias das empresas que querem ter uma forte presença online.

Além disso, o formato de anúncios do Youtube permite produzir um conteúdo mais dinâmico, afinal, os vídeos possibilitam uma maior liberdade criativa na hora de produzir os materiais. Sendo assim, é possível criar vídeos em narrativa e usar ilustrações para mostrar o seu estabelecimento, além de contar com os colaboradores para criarem conteúdos que conversem diretamente com o público.

Sendo assim, os anúncios no Youtube são uma ótima oportunidade para alcançar a sua audiência, pensando nisso, elaboramos um conteúdo onde abordaremos como funciona o Youtube Ads e qual a vantagem de usá-lo, confira!

O que é o Youtube Ads?

O Youtube Ads é um serviço de mídia paga que dá às empresas a oportunidade de fazer anúncios publicitários na plataforma, inserindo campanhas nos vídeos aos quais o usuário está prestes a consumir.  

Por meio das ferramentas de segmentação, você pode fazer sua marca alcançar pessoas que têm o potencial de se tornar clientes. Para o segmento do laboratório, é importante que você faça uma pesquisa e identifique quem é o seu público-alvo. A partir disso, será mais fácil para que você crie anúncios de sucesso. 

Para saber mais sobre essa plataforma você pode acessar esse link: https://www.youtube.com/intl/ALL_br/ads/  

Qual é a vantagem de anunciar no Youtube?

A HubsSpot, realizou uma pesquisa chamada State of Marketing Report de 2020, onde foi constatado que, em 2019 os vídeos foram o formato mais usado nas estratégias de conteúdo, à frente até mesmo de blogs e infográficos.

Após muitas entrevistas com profissionais de vídeo marketing, a HubsSpot divulgou que:

  • 87% disseram que os vídeos ajudaram a aumentar o tráfego em seus sites;
  • 80% afirmaram que as peças nesse formato tiveram uma influência direta no aumento das vendas;
  • 83% apontaram que o Youtube garante resultados;

Ao analisar esses dados, ainda existe alguma dúvida de que vale a pena anunciar no Youtube?

Quais são os tipos de anúncios no Youtube Ads?

O Youtube Ads disponibilizou ferramentas para que as marcas e empresas possam realizar anúncios pagos em diferentes formatos, confira a seguir quais são eles:

Anúncios bumper

Nesse formato os vídeos são mais curtos e não há possibilidade de pular o anúncio. Portanto, o espectador precisa assistir a essa publicidade até o final, para que consiga assistir o vídeo escolhido em seguida.

Esse tipo de anúncio não pode ser ignorado, de modo que, é preciso usá-lo com sabedoria para não causar um efeito negativo na audiência, uma vez que os bumpers ads podem ser inconvenientes, já que o usuário não tem controle sobre eles.

A cobrança ocorre a cada mil visualizações, já que o cálculo é feito com base no CPM (cost per mille, ou custo por mil).

Anúncios in-stream

Os anúncios in-stream são anúncios de maior duração e podem aparecer tanto antes do vídeo desejado quanto durante sua execução, quando interrompem o conteúdo.

Além disso, é possível escolher entre os ignoráveis que dão ao usuário a chance de pular o anúncio depois de 5 segundos, e os não ignoráveis que não podem ser pulados.

A cobrança é feita com base no CPV (cost per view, ou custo por visualização). Nesse caso, o anunciante só paga se o conteúdo for exibido por pelo menos 30 segundos.

Anúncios em sequência

Dois anúncios poderão ser exibidos em sequência se a publicidade pulável estiver ativada ao vídeo. Esse formato, também chamado de conjunto de anúncios, só é exibido em conteúdos maiores (com pelo menos cinco minutos).

Com os conjuntos de anúncios, os espectadores terão menos interrupções em vídeos maiores, o que resulta em uma experiência de visualização melhor.

Anúncios de masthead

Masthead é a parte superior da página inicial do Youtube. Para anunciar neste local, é preciso submeter o anúncio à avaliação de um representante de vendas do Google, levando em conta que a aprovação pode levar até 48 horas.

Como você viu, esses são alguns dos formatos de anúncios disponibilizados pelo Youtube. Para conseguir criar anúncios para o seu laboratório, você pode ir testando alguns formatos e de acordo com o retorno, a própria plataforma disponibiliza dados, onde é possível medir quais são os ideais para o seu segmento.

Os anúncios são uma ótima forma de conseguir um maior alcance e de fazer um marketing mais preciso para o seu público ideal.

Como criar um anúncio no Youtube Ads?

Alguns requisitos são necessários para conseguir usar o Youtube Ads, confira a seguir:

  • Ter uma conta no Gmail;
  • Criar um canal no Youtube;
  • Ter um cadastro no Google Ads;

Feito isso, você pode dar os passos a seguir:

1. Faça upload do vídeo

Primeiro, faça o upload do vídeo que será usado na campanha, (isso é feito na tela inicial do Youtube), depois de ter feito o login na sua conta. Clique no ícone de uma câmera que fica no canto superior direito da tela, e depois, em “Enviar Vídeo”.

2. Crie uma campanha no Google Ads

  • Vá para a sua conta no Google Ads, acesse a aba Campanhas e clique sobre o botão azul com um “+”;
  • Depois, informe qual é o tipo de campanha a ser criada, escolhendo a opção Vídeo;
  • Em seguida, informe qual será a sua intenção com a campanha, embora seja possível prosseguir sem um objetivo específico. Depois, clique em Continuar.

Você pode conferir um passo a passo mais extenso por esse link: https://support.google.com/google-ads/answer/6324971?hl=pt-BR

3. Configure a campanha

Nessa etapa, o Google vai guiar você pelas configurações básicas da campanha. Assim, é necessário informar:

  • Nome da campanha;
  • Orçamento, que pode ser diário ou o total a ser gasto em toda a campanha;
  • Data de início e fim da campanha;

Na seção Redes, você verá que a opção “Vídeos do Youtube” já estará marcada. Em seguida, é hora de fazer a segmentação. Informe o idioma dos usuários que serão alcançados e a localização geográfica deles.

Depois, na seção Lances, informe um lance de CPA (custo por ação), que é quanto sua empresa está disposta a pagar por conversão, ou seja, quanto vale a pena investir para que cada usuário execute a ação esperada.

Além disso, é possível filtrar os canais que os anúncios irão ou não aparecer.

Na seção Dispositivos, é possível escolher em quais aparelhos e sistemas operacionais os anúncios serão exibidos. Em Limite de Frequência, informe quantas vezes a publicidade poderá ser exibida para cada usuário e salve.

Assim, a campanha foi criada.

4. Crie os anúncios

Aqui será necessário que você informe um nome para o grupo de anúncios. Em seguida, é a hora de segmentar de maneira ainda mais específica o público-alvo.

Além disso, é possível especificar interesses e comportamentos do público. Depois, informe palavras-chave, tópicos e canais.

Por último, informe a URL do vídeo que você adicionou ao Youtube.

Em seguida, é possível escolher o tipo de anúncio e informar um link para que o usuário possa acessar a página com mais informações. Há também campos para escrever um CTA e um título.

Pronto, agora é só salvar!

Contudo, após essas dicas ficou mais fácil entender como criar anúncios no Youtube e produzir campanhas de sucesso, agora é só dar início às criações!

Se você tem o desejo de ampliar o marketing do seu laboratório e conquistar mais pacientes, o Youtube é uma excelente plataforma para ser explorada, permitindo que você crie anúncios dinâmicos e de valor.

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