Marketing Laboratorial

7 dicas para o seu laboratório ganhar mais seguidores no Instagram

Confira 7 formas de atrair mais audiência para o seu laboratório no Instagram!


Giovanna Bispo

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7 dicas para o seu laboratório ganhar mais seguidores no Instagram

Com a evolução das redes sociais, está cada vez mais comum as pessoas pesquisarem por produtos e serviços no instagram e aqueles negócios que ainda não estão presentes nesses canais ou que não sabem se posicionar, acabam perdendo clientes para os concorrentes. Por isso,  se você ainda não tem uma conta do seu laboratório no Instagram, então chegou o momento de criar uma! 

Para divulgar o seu laboratório no Instagram não basta apenas criar uma conta, é necessário produzir conteúdos de valor para o seu público, sendo assim, você deve buscar por temas criativos e autênticos.

Vamos te ensinar agora 7 práticas que você pode utilizar para aumentar o engajamento do seu laboratório no instagram, e se você está pensando em abrir uma conta, já pode usar essas dicas para começar de forma certa. 

O primeiro passo, é entender que no Instagram, é importante considerar a combinação entre posts orgânicos e pagos. 

Conteúdos em formatos reels, por exemplo, são excelentes para engajar e atrair audiência, já os conteúdos patrocinados, alcançam um público que tem interesse no seu seguimento, mas que talvez não conheciam o seu laboratório. 

Agora que você já sabe disso, confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a construir um perfil de sucesso para o seu laboratório no Instagram! 

1. Conheça seus clientes 

Antes de montar os conteúdos, é importante definir o público-alvo do seu laboratório, ou seja, identificar quem são as pessoas que vão de fato consumir os seus serviços. 

Estruturar o público ajuda a entender melhor como direcionar as estratégias de conteúdo, logo, é possível atender as necessidades e desejos de seus clientes, contribuindo para a atração e fidelização dos mesmos.

Considere questões como: O que o seu público gostaria de ver em um perfil? Qual é o melhor tom de voz para transmitir a sua mensagem? Essas pessoas possuem mais ou menos que faixa etária? Qual o poder aquisitivo dessas pessoas? 

Por meio dessas pesquisas, você conseguirá definir quem é a persona ideal do seu negócio, tornando mais fácil a construção e elaboração dos materiais. 

Dessa forma, ações como essas facilitam a desenvolver o conteúdo para divulgar o seu laboratório no Instagram.

2. Planejamento de conteúdos 

Busque criar conteúdos autênticos, que contenham a personalidade do seu laboratório e conversem verdadeiramente com os seus seguidores, é muito fácil as pessoas perceberem quando o conteúdo é natural e espontâneo.

Sendo assim, recomendamos que você tire um tempo com seus colaboradores para mapear os conteúdos antes de sair produzindo, o planejamento é essencial nessa etapa.

É importante também discutir os temas que precisam ser abordados, quem são as pessoas que vão elaborar os materiais, quais tipos de imagens ou artes vão ser postadas. Na área de Marketing esse momento é chamado de briefing.

Briefing: É um documento que servirá como um guia para a execução do projeto, nesse caso, dos conteúdos. Ele precisa conter informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto. 

3. Tenha um calendário editorial 

Para que a sua conta cresça no Instagram e tenha o engajamento desejado, é necessário realizar a publicação constante de conteúdos. 

Sendo assim, recomendamos a organização de uma frequência definida de postagens, que pode ser diária, semanal ou quinzenal. Isso vai depender do nível de profundidade dos conteúdos, das características do seu público e da sua disponibilidade para produzir o material.

Por isso, selecione os temas dos quais você gostaria de abordar e considere mesclar as postagens com conteúdos diferentes, por exemplo, rotina, serviços, colaboradores, novidades, entre outros.

Contamos com um E-book com as principais datas da saúde de 2023, esse material pode te ajudar nessa etapa! 

4. Adote um estilo próprio  

Para que o seu laboratório seja lembrado, é necessário que você adote um estilo em seu Instagram. Dessa forma, recomendamos usar sempre as mesmas fontes nas artes e seguir a paleta de cores da sua logo, além disso, é importante desenvolver um tipo específico de linguagem. 

Seguir esse padrão fará com que o seu perfil seja facilmente identificado por seus pacientes e potenciais clientes, que ao olhar os materiais, facilmente vão lembrar da marca.  

5. Use hashtags #

As hashtags permitem que os usuários pesquisem determinado conteúdo e descubram posts relacionados ao assunto de forma rápida. Sendo assim, ao procurar por laboratório ou algum exame específico eles podem encontrar o seu conteúdo. 

Indicamos o uso de # que contém o nome do seu laboratório, a cidade em que você atua e informações pertinentes ao post. Exemplo: Se você realiza teste de DNA, acrescentar as hashtags: #testetededna #dna #examedna entre outros. 

Mas atenção: Use esse recurso com moderação, até mais ou menos 10 hashtags por post, além disso, não adicione tags que não tenham a ver com o seu segmento, elas podem descredibilizar a sua postagem. Use apenas o essencial! 

Essa é uma excelente forma de fazer com que mais pessoas encontrem as publicações do seu laboratório no Instagram.

6. Equilibre a postagem de conteúdos

 O Instagram é uma rede que permite compartilhar momentos mais divertidos e informais, use dessa facilidade para mostrar as atividades do laboratório e a rotina da empresa, essa estratégia contribui para que o seu público-alvo conheça mais sobre sua marca. 

Mas tenha cuidado com os exageros: é importante lembrar que o seu perfil ainda é profissional, por isso busque manter um equilíbrio entre as postagens. 

7. Engaje com o seu público

Engajar com o seu público é uma ótima forma de humanizar a sua marca e mostrar aos seus clientes que você se importa com eles. Por isso, curta as publicações que mencionam o seu estabelecimento, responda comentários, comente em posts de clientes e use hashtags populares sobre a sua área de atuação.

Por fim, selecionamos alguns temas que acreditamos ser interessantes para você abordar em seu Instagram:

  • Campanhas de conscientização, como Outubro Rosa e Novembro Azul, você pode colocar postagens com esses temas nas cores rosa e azul, além de escrever recomendações para realizar o exame de mama e o exame de próstata e reforçar a importância de realizá-los.
  • Disponibilize informações sobre como se preparar para um exame! Temos certeza que os seus pacientes vão adorar esse conteúdo, além de aprenderem com ele.
  • Poste sobre os serviços diferenciais do seu laboratório, por exemplo, se você realiza atendimento infantil e possui espaço kids, ou se você realiza atendimento por whatsapp, essas são informações relevantes para os pacientes.
     

A vantagem do Instagram, é a disponibilidade de produção de conteúdos em diversos formatos, que podem ser aproveitados de inúmeras maneiras, além de ser uma rede que permite postar conteúdos mais humanizados, o que é muito importante para área laboratorial.

Portanto, seguindo essas dicas temos certeza que você sentira uma melhora na divulgação do seu laboratório, afinal o Instagram é uma excelente rede para alcançar mais pessoas.

 

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