Marketing Laboratorial

Passo a passo para o seu laboratório fazer sucesso no instagram

Saiba como destacar o seu laboratório e ampliar a comunicação com o seus pacientes, seguindo esse passo a passo para o sucesso no Instagram!


Giovanna Bispo

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Passo a passo para o seu laboratório fazer sucesso no instagram

O Instagram é uma das redes mais populares atualmente, contando com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. No início, essa rede social foi criada com a intenção de fazer com que os usuários publicassem fotos de seu cotidiano, sendo especificamente uma rede de relacionamento entre amigos

Além disso, a dúvida de muitos gestores tem sido o que é necessário para o seu laboratório fazer sucesso no Instagram, por isso viemos abordar esse tema nesse post.

No entanto, com o passar do tempo sua relevância foi aumentando, fazendo com que os estabelecimentos usassem a ferramenta como vitrine de seus negócios, e consequentemente como uma plataforma de vendas. Se você está pensando em investir no Instagram, vamos ensinar um passo a passo para te ajudar a criar uma conta corporativa para o seu laboratório. 

Passo a passo para o seu laboratório fazer sucesso no instagram:

  • Baixe o aplicativo do Instagram na App Store (iPhone) ou Google Play Store (Android), após instalar o aplicativo, toque para abri-lo;
  • Agora você precisa entrar no campo “Cadastrar-se com email ou número de telefone” (Android) ou “Criar nova conta” (iPhone), insira o seu endereço de email ou número de telefone (que exigirá um código de confirmação) e toque em “Avançar”. 
  • Também é possível tocar em “Entrar com o Facebook” para se cadastrar com a sua conta do Facebook;
  • Cadastre-se com o email ou número de telefone, crie um nome de usuário e uma senha, preencha as informações do perfil e toque em “Avançar”.
  • Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook.

Como você está criando um Instagram para o laboratório é necessário criar um perfil corporativo, sendo a versão business que possibilita ferramentas exclusivas para negócios. 

Para criar o perfil business você precisará: 
 

  • Entrar nas configurações e acessar a aba “Conta” e depois tocar em “Mudar para conta profissional”;
  • Escolha a categoria que melhor represente a sua empresa e selecione a opção “Empresa”, para laboratórios, existe a categoria Medicina e saúde que você pode utilizar. 
  • Após escolher a categoria é necessário preencher as informações como nome do usuário, sua foto de perfil, adicionar uma descrição detalhada sobre seus horários e localização. 

    Agora que você já criou o seu perfil, é hora de entender mais sobre os formatos e tamanhos de conteúdos que você pode desenvolver para o seu laboratório. 

Formatos e tamanhos  

Foto de perfil 

👉 O tamanho mínimo para uma foto de perfil no Instagram é 110 x 100 pixels, porém o tamanho recomendado é 152 x 152 pixels.

É importante padronizar essa foto em todas as redes sociais, para ajudar o usuário a identificar facilmente o seu laboratório. 

Imagens para post  

Nesse caso, você pode subir imagens e artes com formato quadrado, paisagem e na vertical, no entanto, no feed do Instagram, as imagens vão ser exibidas no formato quadrado. 

Por isso, tenha cuidado para não deixar suas informações serem cortadas. 

👉 As imagens quadradas são de 1.080 por 1.080 px na proporção de 1:1. Para posts em formato paisagem, use uma imagem com 1.200 por 566 px na proporção de 1,9 1:1.

Carrosséis  

Os carrosséis são uma sequência de fotos ou artes que vão para o seu feed. 

Por meio desse formato, você pode abordar temas como, os principais cuidados que o seu paciente precisa ter com a saúde, informativos para quem nunca realizou doação de sangue, quais as principais vacinas necessárias para crianças ou mesmo dar dicas sobre campanhas de conscientização.

👉 O tamanho ideal para imagens no feed é de 1.080 px por 1.080 px, na proporção de 1:1. Para posts em formato paisagem, use uma imagem com 1.200 px por 566 px, na proporção de 1,91:1.

Vídeos em formato Reels 

Esse formato é o que melhor tem performado na plataforma! 

O reels possibilita a publicações de vídeo com duração de até 15 minutos. Portanto, é interessante realizar um roteiro antes de gravar o conteúdo, para que o seu vídeo não exceda o limite de duração, por isso, recomendamos destacar os pontos principais sobre cada tema no roteiro. 

Considere a criação de conteúdos com temas como, sexagem fetal, vacina do HPV, os principais exames para doenças como câncer de mama, câncer de próstata entre outros. 

Esses são apenas exemplos e conteúdos, mas achamos importante você seguir essa linha de material, abordando temas realmente do interesse de seu público.

👉 O formato do Reels é o mesmo que o dos Stories 1080 x 1920, na proporção 16:9

Lives 

As lives funcionam como uma transmissão ao vivo, ou seja, ela é apresentada em tempo real como se fosse uma videochamada. As lives tem a opção de ficarem gravadas e serem postadas no feed posteriormente.

Por meio delas, você pode convidar médicos ou profissionais da saúde para falarem sobre algum assunto em alta e que seja interessante para o seu público, por exemplo, como prevenir doenças, como cuidar da imunidade no inverno ou cuidados com a saúde mental.

👉 Como comentamos, as lives acontecem pelo stories e podem ser salvas para o feed, seguindo o formato do Stories 1080 x 1920, na proporção 16:9. 

Stories

Essa funcionalidade consiste na possibilidade de publicar fotos ou vídeos que ficam disponíveis por até 24 horas. 

Pensando na rotina do laboratório, você pode usar esse espaço para mostrar o dia a dia dos colaboradores, filmar alguma ação específica, postar avisos sobre o funcionamento do laboratório, entre outros. 

👉 O formato dos Stories é 1080 x 1920, na proporção 16:9.  

Destaque

Nos destaques é possível colocar as principais informações do laboratório como, localização, tabela de serviços ou os principais exames, contato, unidades ou aquilo que você achar relevante seu público consumir logo que chega em seu Instagram. 

Para a capa de destaque o tamanho ideal é 1080 x 608 pixels.

Essa é uma rede que constantemente passa por atualizações, por isso, as novidades aparecem a todo o momento. Sendo assim, é importante sempre ficar de olho nas novas atualizações, para que o seu laboratório não fique com estratégias ultrapassadas.

Portanto, essas foram algumas dicas básicas para o seu laboratório fazer sucesso no Instagram e você começar a usar a divulgar ainda mais o seu laboratório, quanto mais você for utilizando essa plataforma, mais fácil será para entender a rede e alcançar resultados de sucesso. 

Lembrando que o Instagram tem um grande alcance e temos certeza que o uso dele irá auxiliar na divulgação e no crescimento do seu laboratório.

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